Comunicado: 3º aniversário da visita do Presidente Pinto da Costa à Venezuela



Hoje dia 20 de julho, faz três anos da concretização do sonho de qualquer Presidente de qualquer Casa do FC Porto: Receber em visita oficial o Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. 

Caracas não fugiu à regra, mas teve um sabor especial já que depois de 12 largos anos de perseverança e quando pensávamos que já não seria possível, eis que a digressão do FC Porto na pré-época à Venezuela nos abriu a porta a que essa visita do Presidente tivesse um raiozinho de esperança.
Recordo-me o impacto que me causou a chamada do Vice-Presidente Alípio Jorge, “Sílvio, tens três semanas para receber o Presidente num jantar de gala no Centro Português”. 

Meu Deus! Não queria acreditar: Três semanas apenas para a concretização dum sonho. 

Foram três semanas sem praticamente dormir, reservar o Salão Nobre, convencer quem o tinha alugado para um casamento, adornar o espaço, contratar o conjunto musical, o técnico de som, a agencia de festejos, o jantar, o grupo de musica, as “garotas”, o rancho folclórico, o apresentador, os centros de mesa, lançar todo o material de publicidade, a gigantografia, as entradas, horas a fio a falar por telefone a vender as mesas aos portistas e aos amigos, participar à comunicação social, organizar a conferencia de imprensa paras meios venezuelanos e portugueses, a segurança do Presidente e da sua comitiva, o hotel, o programa da festa e toda a parte protocolar. 

E quando pensávamos que tudo estava pronto, o Presidente não chegou a Caracas mas sim com a equipa a Barcelona (a 300 quilómetros da capital venezuelana)! 

Tivemos que, a correr a contra relógio, alugar um jet privado de 9 lugares para ir buscá-lo no sábado de manhã (dia da homenagem) e regressar a Barcelona no domingo para assistir ao jogo entre o FC Porto com o “Deportivo de Anzoátegui”. O apoio diplomático do embaixador de Portugal na Venezuela, Mário Lino da Silva, foi valioso na receção, traslado e proteção do nosso Presidente. Sempre lhe seremos eternamente agradecidos em nome da grande amizade que nos unie! 

Hoje dia por dia e três anos depois daquele 20 de julho de 2013, ainda sentimos aquele orgulho portista do que ali passou naquele belíssimo Salão Nobre daquele que é o melhor e maior clube social do mundo: O Centro Português de Caracas! 

Com a presença de mais de um milhar de adeptos e simpatizantes, foi, sem dúvida alguma, uma grandiosa festa “azul e branca” com a magnitude que o FC Porto e o seu grande Presidente merecem!

Alvarinho Sílvio Moreira dos Santos 
Presidente da Direção da Casa do FC Porto na Venezuela 
Filial Nº 43 - Dragão de Ouro 2011





Mais fotos:

Histórico da Casa do FC Porto na Venezuela

A Casa do FC Porto na Venezuela é atualmente a única instituição desportiva na Venezuela com acreditação oficial de um clube de futebol português em terras venezuelanas.

A secção portista na Venezuela foi fundada no ano de 1967 e teve a sua primeira sede nacional em “Alfaitaria Maia” em La Candelaria (Caracas). Suas atividades associativas suspenderam-se em 1982. Para reativar a sede “Azul e Branca” na Venezuela, Alvarinho Sílvio Moreira visitou o então Presidente das Delegações e Filiais do FC Porto, Álvaro Pinto, em 1998 no estádio das Antas no Porto. Dois anos mais tarde, em data simbólica do 13 de maio de 2000, um grupo de adeptos reativaram a Casa do FC Porto na Venezuela e elegeram sucessivamente o Presidente Alvarinho Sílvio Moreira.
Em 20 de julho de 2013, mais de um milhar de portistas luso-venezuelanos homenagearam o Presidente Jorge Pinto da Costa no salão nobre do Centro Português em Caracas com um jantar de reconhecimento pela obra e record de títulos desportivos do dirigente nacional à frente do clube “Azul e Branco”.
A Casa do FC Porto na Venezuela é a filial Nº 43 do Futebol Clube do Porto, conta com mais de 250 sócios e recebeu a máxima distinção do Dragão de Ouro em 25 de outubro 2011, no coliseu do Porto em Portugal. Pelo seu empenho e dinamismo associativo, o atual Presidente Alvarinho Sílvio Moreira e os membros da sua Direção na Venezuela são muitas vezes referenciados com mensagens de aprecio e agradecimentos por parte dos dirigentes do FC Porto em Portugal. O portista Alvarinho Sílvio Moreira foi agraciado com o “Pin de Ouro” do FC Porto em 2012.

Em 28 de maio de 2016, a Casa do FC Porto na Venezuela organizou um jantar de homenagem aos “Heróis de Viena” e ao Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. Quase 600 adeptos de várias Casas do FC Porto em Portugal reuniram-se no no Centro Luso-Venezuelano em Nogueira da Regedoura (Santa Maria da Feira, ‪‎Portugal). ‬‬ NOSSOS CONTATOS ● Telf.: 0212-2343003 ● Celular: 0414-1310046 ● Mail: fcportocaracas@hotmail.com REDES SOCIAIS ● Facebook: FC Porto na Venezuela | www.facebook.com/FCPortoVenezuela ● Instagram: @FCPortoVenezuela | www.instagram.com/fcportovenezuela

● Twitter: @FCPortoVenezuel (sem a A final) | www.twitter.com/FCPortoVenezuel


Comunicado: 3º aniversário da visita do Presidente Pinto da Costa à Venezuela Comunicado: 3º aniversário da visita do Presidente Pinto da Costa à Venezuela Reviewed by Unknown on 05:46:00 Rating: 5

Sem comentários